Confira 10 coisas de graça para fazer em Amsterdã. Para quem estiver viajando com o orçamento apertado, descubra onde economizar e o que visitar. A cidade dispõe de diversos passeios bem legais que são gratuitos, que garantem muita diversão ao longo de sua estadia por lá.
E, se você estiver planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas de como economizar muito em sua viagem para Amsterdã. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para Amsterdã.
1. Passear de barco em Amsterdã
Fazer um passeio de barco em Amsterdã é o sonho de muitas pessoas que viajam para lá. Esse tipo de atração é paga, porém existe a possibilidade de fazer um breve passeio de barco sem pagar nada. Atrás da Central Staation, que é a principal da cidade, você pega o ferry Buiksloterwegveer na plataforma 7.
Das 6h30 às 21h a cada mais ou menos 5 minutos tem um barco que sai em direção ao norte da cidade. O percurso é bem mais curto e simples que dos passeios pagos, mas é legal e vale a pena, pois você consegue vivenciar uma atração super tradicional sem gastar nada.
2. Visitar a galeria de arte De Schuttersgalerij em Amsterdã
Outra dica de coisas de graça para fazer em Amsterdã é conhecer a De Schuttersgalerij, uma galeria de arte sensacional. Ela está situada em uma via pública, um oferecimento do Amsterdam Museum, e oferece exposições muito interessantes. Por lá, você tem várias estátuas, pinturas e gravuras, em uma galeria pequena, mas bem importante.
- Para chegar a essa galeria, basta andar pela movimentada rua comercial Kalverstraat e ir até o número 92.
3. Caminhar pelo Jardim Begijnhof em Amsterdã
O Jardim Begijnhof é um dos lugares mais bonitos e diferentes nessa cidade. Ele fica no centro de Amsterdã e é uma propriedade particular aberta ao público, que acabou se tornando um dos pontos mais visitados por turistas. No Begijnhof, também está a casa mais antiga de toda Amsterdã, a Houten Huis, no número 34, que é de madeira.
Para entrar no Jardim Begijnhof, é necessário abrir uma porta, que parece de um edifício comum, mas que resulta em um lugar calmo e tranquilo. Inclusive, é solicitado aos visitantes que estes respeitem o silêncio e a limpeza do local. Aproveite para tirar muitas fotos em meio a uma área verde encantadora.
- A entrada para esse jardim se dá pela Praça Spui e você consegue chegar lá com os trams (bondinho) 1, 2 ou 5.
4. Conhecer o Distrito da Luz Vermelha em Amsterdã
O Distrito da Luz Vermelha em Amsterdã é um dos principais pontos turísticos não só da Holanda, mas de toda a Europa. O nome desse local também se dá por conta das luzes vermelhas que iluminam as vitrines e as ruas do distrito. Para quem acha que esta é uma região perigosa e suja por ter essas casas de mulheres de programa, saiba que é uma área bem sossegada.
Na Holanda, a prostituição é uma coisa normal e bem aceita por todos os moradores, por isso há muitas pessoas que vão ao lugar até em família. Lá, há grandes casas com vitrines, onde mulheres de programa ficam expostas para as pessoas que passam na rua. É bem interessante para conhecer essa parte da cultura da Holanda.
- Se você estiver com crianças ou, mesmo assim, tiver receio, a nossa dica é visitar o distrito durante o dia. Nesse horário, muitas das casas ainda não abriram.
5. Passear pelos parques em Amsterdã
Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Amsterdã possui excelentes parques. O Vondelpark é o principal e mais famoso deles, que você não pode deixar de visitar. Ele possui uma extensa área verde e é onde os moradores da cidade costumam ir para descansar, caminhar e deitar na grama para aproveitar um pouco o sol.
O Vondelpark também é ótimo para quem gosta de praticar exercícios, caminhar, correr e andar de bicicleta. Além disso, ele oferece um cenário bastante charmoso e romântico, com pontes e lagos que trazem um clima tipicamente europeu. Esse parque ainda conta com o Filmmuseum, um museu muito interessante focado em filmes da Holanda.
6. Ir ao mercado Noordermarkt em Amsterdã
Uma dica de melhores coisas de graça para fazer em Amsterdã é passear pelos famosos mercados da cidade. Há diversas opções para visitar, como o Noordermarkt, um mercado de pulgas situado na praça Waterlooplein, no bairro Jordaan. Ele funciona aos finais de semana, vendendo produtos orgânicos, e às segundas-feiras, vendendo roupas seminovas.
7. Visitar o Mercado de flores flutuante em Amsterdã
Outro mercado imperdível é o Bloemenmarkt, o Mercado de flores flutuante de Amsterdã, que existe desde 1862 e é bastante simbólico para a cidade. Ele fica no Canal Singel e tem flores de todos os tipos que você pode imaginar, sendo um ótimo lugar para conhecer a cultura holandesa de cultivá-las. Esse mercado também possui muitas lojas de lembrancinhas.
8. Caminhar pelos jardins do Rijksmuseum em Amsterdã
O Rijksmuseum é considerado um dos principais pontos turísticos em Amsterdã. Esse museu possui entrada paga, porém você pode conhecer sua área gratuitamente. Ela é uma verdadeira obra de arte ao ar livre e encanta a todos que passam por lá. Nas laterais do museu, há 4 jardins belíssimos, com fontes, tulipas, espaços de descanso e até portões da cidade do século XVII.
9. Conhecer a Biblioteca Pública de Amsterdã
A Biblioteca Pública de Amsterdã (OBA) está situada em um edifício grande e imponente, que oferece diversos espaços em seu interior. Por lá, estão livros e revistas de diversas partes do mundo, que você pode ler caso domine o idioma, e também computadores disponíveis aos visitantes. O local ainda inclui um café, um restaurante e uma seção infantil bem divertida.
- A Biblioteca Pública de Amsterdã fica em Oosterdok, próximo à Estação Central.
10. Experimentar diferentes tipos de queijos no Cheese Museum em Amsterdã
O Cheese Museum é um passeio imperdível para quem gosta de queijo. Ele possui diferentes tipos dessa iguaria, incluindo o famoso queijo Gouda. Lá, você conhece mais sobre a história do queijo holandês, seu processo de fabricação e ainda vê elementos curiosos, como o fatiador de queijo mais caro do mundo. E o melhor é que o local oferece uma degustação gratuita.
Tours gratuitos por Amsterdã
Uma dica bem legal de passeio gratuito em Amsterdã, são os chamados Free Tours. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, e um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo nos detalhes. O tour é gratuito, mas no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia, então o valor da gorjeta fica a critério de cada um. É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar.
No site que a gente usa para comprar os passeios e ingressos de Amsterdã, tem dois passeios muito legais que são: Free tour por Amsterdam (um tour de 2h que passa pelos principais pontos turísticos da cidade) e Free tour por Jordaan e Leidseplein (um tour de 3h por esses dois bairros de destaque de Amsterdã).
Para fazer esses tours é só entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo. É onde sempre compramos e encontramos os melhores preços. Existem bastantes passeios gratuitos por Amsterdã, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos. A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato.
E nesse site, por exemplo, já tem a cobrança em reais por PIX. O que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Comprando por ele você já vai economizar bastante.
Passeios pagos que também valem a pena em Amsterdã
Existem alguns lugares pagos que também são imperdíveis e vale muito a pena comprar seus ingressos. Aqueles que achamos que não pode ficar de fora são o passeio de barco pelos canais de Amsterdã, a Casa de Anne Frank, o Rijksmuseum, o Museu Stedelijk e outros museus da cidade. E, se você tem mais de 18 anos de idade, a Heineken Experience.
Todos esses pontos turísticos em Amsterdã são muito divertidos e interessantes. E o lugar mais barato para comprá-los é no site de ingressos que indicamos, pois além de oferecerem ótimos preços, eles são confiáveis e contam com um atendimento excelente.
Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende todos os ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Amsterdã, da Holanda e do mundo. Ele é o maior site de ingressos que existe e por isso tem sempre o melhor preço. E agora os pagamentos são feitos em reais e você não paga nem o IOF e taxas internacionais.
É o melhor lugar para comprar todos os ingressos das atrações e passeios. E lá também vende o transfer, do aeroporto ao hotel, pelo menor preço, com um serviço super seguro e de qualidade. Você economiza bem ao invés de pegar um táxi. Nós usamos muito ele para todos esses itens e sempre economizamos um bom dinheiro.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Amsterdã uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Amsterdã e Europa
Poder usar seu celular em Amsterdã, na Holanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos, economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS ao alugar um carro, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar e, claro, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Holanda nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Amsterdã quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Amsterdã
Agora que você já viu tudo sobre 10 coisas de graça para fazer em Amsterdã, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Amsterdã é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Amsterdã, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Amsterdã.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Amsterdã é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, clique aqui em Site de Ingressos da Europa para ver todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Amsterdã:
O que fazer em Amsterdã: Principais atrações, passeios e lugares de Amsterdã.
O que fazer a noite em Amsterdã: Tudo sobre a vida noturna da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.