Veja como fazer um intercâmbio em Amsterdã. Viajar, estudar e morar por um tempo na Europa é o sonho de muitos brasileiros, e é possível fazer isso sim. Em Amsterdã, por exemplo, que é uma cidade incrível cheia de história, museus, baladas, cafés, bares e lojas incríveis. Você pode fazer, também, um excelente curso e se qualificar ainda mais profissionalmente. Por lá, os jovens se dão super bem, porque a cidade é uma mistura de culturas e nacionalidades, além de ter diversos jovens estudando e morando. Na maioria dos cursos é necessário ter o inglês, você precisa fazer um teste antes para provar um determinado nível de fluência. Confira mais detalhes sobre como fazer um intercâmbio em Amsterdã.
E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Amsterdã. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Amsterdã vai sair mais barata do que imagina e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre intercâmbio em Amsterdã.
Como é o intercâmbio em Amsterdã na Holanda?
O intercâmbio em Amsterdã é uma das melhores experiências que você vai ter na sua vida. A Holanda está entre os países europeus mais procurados por intercambistas e, apesar de o holandês ser a língua oficial, lá dá tanto para se comunicar em inglês como fazer um curso. Você pode estudar inglês e holandês ao mesmo tempo, de inglês e de alguma outra área, como fotografia, ou só de holandês. Porém, saiba que todas as escolas ou universidades por lá exigem um nível mínimo de inglês para você poder se comunicar.
A qualidade da educação da Holanda é um grande atrativo para os estudantes internacionais. O governo de lá possui centenas de programas educacionais desenvolvidos especialmente para estrangeiros. No país, por exemplo, há cursos com as mais diferentes durações, para quem quiser complementar uma graduação, fazer mestrado ou doutorado, ou até só se especializar na língua. Por lá, você também pode estudar agricultura, artes, comunicação, turismo e até arquitetura. As taxas anuais das instituições variam mais ou menos entre 2 mil e 15 mil dólares, dependendo do curso, escola ou universidade que escolher. Se você for ficar menos de um ano por lá, vai pagar ainda menos. Apesar deste ser um valor que parece alto, vale a pena pelo estudo e curso por um longo período, algo que vai aprimorar muito os conhecimentos de quem vai.
Como funciona o nível de inglês e a documentação para intercâmbio em Amsterdã?
A grande maioria dos cursos, exige uma comprovação de conhecimento do inglês. O padrão costuma ser a nota mínima de 550 no Toefl ou 5,5 no Ielts. Dependendo do curso, eles também exigem uma comprovação de experiência profissional ou de graduação, mas isso só no caso de um doutorado ou mestrado. Se for só um curso normal ou especialização, por exemplo, o inglês já é suficiente.
Todos os brasileiros que quiserem ficar na Holanda por até 90 dias não precisam de visto. Para entrar em Amsterdã é só ter uma passagem aérea de volta confirmada, um passaporte válido e comprovação de que você tem dinheiro para se sustentar nesse período no país deles. Caso vá ficar mais que três meses, o caso da maioria dos intercambistas, é preciso tirar um visto de estudante ainda aqui no Brasil. Vale lembrar que qualquer estrangeiro que possui esse visto não pode exercer atividades remuneradas na Holanda, então, você não poderá trabalhar por lá.
British Language Training Center em Amsterdã
A British Language Training Centre é uma escola em Amsterdã que atrai mais de 2 mil alunos por ano, lá eles ensinam inglês ou holandês. Nesta localidade, há diversos cursos de inglês para todos os níveis, como: de fala, para negócios e até preparatórios para Universidades, como Cambridge. Os cursos de holandês, também, valem bastante a pena e são super didáticos, práticos e de muita qualidade. Os alunos da BLTC ficam no The Student Hotel, que tem WI-FI, sala de jogos, biblioteca, sala de estudos, áreas verdes comuns e muito mais.
UVA Talen em Amsterdã
A UVA Talen em Amsterdã é outro excelente lugar para estudar no seu intercâmbio na Holanda. Ela é conhecida internacionalmente por ser um dos melhores cursos de línguas em Amsterdã, com serviço excelente. Os cursos de línguas em grupo podem ser de alemão, holandês, inglês, francês, russo, chinês, árabe, espanhol e até português. Você pode ir para Holanda, mas não necessariamente estudar inglês ou holandês, se não quiser. Para se ter uma ideia do nível da universidade, eles fazem serviços de tradução para o governo e treinam grandes corporações, além de terem serviços de interpretação e redação em todas as línguas citadas. Os alunos de desta escola costumam se hospedar no The Student Hotel.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre intercâmbio em Amsterdã uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Amsterdã e Europa
Poder usar seu celular em Amsterdã, na Holanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Holanda nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre intercâmbio em Amsterdã para quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Amsterdã
Agora que você já viu tudo sobre intercâmbio em Amsterdã, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Amsterdã é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Amsterdã, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Amsterdã.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Amsterdã é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Amsterdã todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Amsterdã:
O que fazer em Amsterdã: Principais atrações, passeios e lugares de Amsterdã.
O que fazer a noite em Amsterdã: Tudo sobre a vida noturna da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.