Saiba tudo sobre os museus na Holanda. Conheça os museus mais famosos do país e aproveite para organizar sua viagem com ótimas opções de passeios culturais e históricos.
E, se você estiver planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas de como economizar muito em sua viagem para Amsterdã. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para Amsterdã.
Museu Van Gogh em Amsterdã
O Museu Van Gogh abriga o maior acervo de Vincent Van Gogh do mundo e conta com obras clássicas de um dos maiores artistas da história, como Amoreira em Flor e O Quarto, totalizando mais de 200 pinturas, 500 desenhos e centenas de cartas. Seu endereço é Museumplein 6 1071 DJ, Amsterdã.
Museu Mauritshuis em Haia
O Mauritshuis, ou Casa de Maurício, é um prédio histórico e museu, sendo um dos mais importantes da cidade de Haia. O local é utilizado como museu desde 1822, e em 2022, foi comemorado 200 anos de sua existência. Ele abriga um acervo com as maiores pinturas do século de Ouro Holandês, pinturas de Johannes Vermeer, Rembrandt, Carel Fabritius, Frans Hals, entre outros. Fica em Plein 29 2511 CS Den Haag, Haia.
Rijksmuseum em Amsterdã
O Rijksmuseum está localizado em Amsterdã, na Praça dos Museus, e recebe cerca de 2,2 milhões de visitantes por ano, sendo o museu mais visitado do país. O local é dedicado às artes e história, contando com uma grande coleção de pinturas da idade de ouro neerlandesa e uma coleção de arte asiática. Está localizado em Museumstraat 1 1071 XX, Amsterdã.
Casa de Anne Frank em Amsterdã
O Museu e Casa de Anne Frank em Amsterdã é uma das atrações mais famosas da cidade e carrega uma forte história política. Foi a casa em que Anne Frank viveu e, devido a sua incrível história e pelo famoso livro Diário de Anne Frank, se manteve preservada, virando um belíssimo memorial. Fica em Westermarkt 20 1016 GV, Amsterdã.
Museu Hermitage em Amsterdã
O Hermitage Museum está instalado em um prédio do século XVII, que sofreu uma reforma milionária antes de começar a funcionar. Uma das coisas importantes sobre o local é que as grandes mostras de arte são temporárias, durando em média 6 meses, tendo sempre relação com fatos históricos. Seu endereço é Amstel 51 1018 DR, Amsterdã.
Museu NEMO em Amsterdã
A história do NEMO está ligada com o desenvolvimento da tecnologia e da ciência na Holanda. Em 1923, o museu do trabalho foi fundado em Amsterdã pelo pintor Herman Heijenbrock e foi dele que o NEMO adquiriu suas raízes. No local, Herman queria criar um espaço de exposição para sua vasta coleção de objetos e pinturas. Fica em Oosterdok 2 1011 VX, Amsterdã.
Sex Museum em Amsterdã
O Museu do Sexo foi inaugurado em 1985, e no ano de 2015 chegou a receber em média 675 mil visitantes, sendo um dos mais visitados da Holanda. No centro de Amsterdã, o local é conhecido também como Venustempel (Templo de Vênus), já que possui a estátua de Vênus em sua entrada. O museu exibe muitos aspectos do amor sensual através dos tempos, possuindo uma grande e extensa coleção de imagens. Seu endereço é Damrak 18 1012 LH, Amsterdã.
Museu Boijmans Van Beuningen em Roterdã
O Museu Boijmans Van Beuningen surgiu a partir de uma doação do acervo de Frans Jacob Otto Boijmans para a cidade de Roterdã, em 1849. Cem anos depois, juntou-se a coleção do industrialista Daniël George Van Beuningen. Já em 1935, o edifício do museu foi inaugurado, se tornando um marco na cidade. O local está fechado temporariamente, mas seu endereço é Museumpark 18 3015 CX, Roterdã.
Museu Marítimo em Roterdã
Outro museu muito famoso na Holanda e que faz parte da lista é o Museu Marítimo, ou, Maritiemmuseum. Como já se pode imaginar, o acervo deste museu é tudo o que envolve o mundo marítimo da cidade. Como é bastante didático, é ideal para ser visitado por quem viaja com crianças pequenas. Localizado no endereço Leuvehaven, 1. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h (fechado as segundas).
Museu da Fotografia Holandesa em Roterdã
Outro fantástico museu para visitar enquanto estiver por Roterdã é o Museu da Fotografia, que conta, através de fotografias e exposições temporárias, a história dos Países Baixos. Ao todo são cerca de 130 arquivos fotográficos de diferentes fotógrafos holandeses que percorrem mais de 100 anos de história desses povos. Localizado no endereço Wilhelminakade, 332. Seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos finais de semana das 11h às 17h.
Museu de Roterdã
Com tantos museus legais, o que não poderia faltar à lista de melhores museus na Holanda é o Museu de Roterdã, que conta toda a história da cidade e é um museu relativamente recente. Ele fica localizado no Timmerhuis, o prédio que abriga a prefeitura e outros departamentos importantes da cidade. Localizado no endereço Rodezand, 26. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos das 11h às 17h.
Museu Kunsthal em Roterdã
O Museu Kunsthal é outro museu dedicado à arte na cidade de Roterdã. Ele oferece apenas exposições temporárias de arte. Para os que estão de turismo, o museu também é bastante interessante, e a dica é conferir no site oficial a exposição que estará ocorrendo durante as datas de sua viagem. Localizado no endereço Westzeedijk, 341. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos das 11h às 17h.
A cidade de Roterdã e seus incríveis museus lembram um pouco a cidade norte-americana de Miami, por ser outra região que oferece excelentes museus históricos, de arte, fotografia e muitos outros. Também vale muito a pena a visita, pois com certeza será uma experiência enriquecedora.
Museu Chabot em Roterdã
Como última dica dos melhores museus na Holanda, trazemos o fantástico Museu Chabot, que foi criado em homenagem ao pintor e escultor holandês Hendrik Chabot. O museu está localizado numa vila muito bonita, na própria praça dos museus de Roterdã. Fica em Museumpark, 11. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 11h às 16h30, aos sábados, das 11h às 17h, e aos domingos das 12h às 17h.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre museus na Holanda uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Amsterdã e Europa
Poder usar seu celular em Amsterdã, na Holanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos, economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS ao alugar um carro, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar e, claro, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Holanda nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre museus na Holanda quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Amsterdã
Agora que você já viu tudo sobre museus na Holanda, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Amsterdã é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Amsterdã, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Amsterdã.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Amsterdã é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, clique aqui em Site de Ingressos da Europa para ver todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Amsterdã:
O que fazer em Amsterdã: Principais atrações, passeios e lugares de Amsterdã.
O que fazer a noite em Amsterdã: Tudo sobre a vida noturna da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.