Saiba tudo sobre a Witte Huis em Roterdã. Esse lugar foi considerado durante muito tempo o edifício de escritórios mais alto da Europa. Hoje em dia, a Casa Branca está entre os 100 melhores do Escritório Nacional de Preservação de Monumentos.
E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Roterdã. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para Roterdã.
História da Witte Huis em Roterdã
A Casa Branca está localizada num característico edifício de esquina, foi construída em Roterdã em 1898, inspirada nos aranha-céus americanos. Os desenvolvedores do projeto Het Witte Huis foram inspirados no estilo Jugendstil e Art Nouveau. Era o edifício de escritórios mais alto da Europa na época. Foi um dos poucos prédios no centro da cidade que sobreviveu ao bombardeamento de Roterdã em 1940, na década de 1990.
As fachadas e a cobertura foram restauradas o mais rápido possível para voltar ao seu estado original. Em 1977, a Casa Branca foi comprada pelo Grupo Westermeijer. Desde a década de 1980, o logotipo e o nome desta empresa estão na cobertura do edifício. No entanto, estes foram removidos em 2018, a empresa faliu e logo foi substituída pelo nome da empresa Calex.
Construção do edifício Witte Huis em Roterdã
O Witte Huis tem 43 metros de altura no total, na cobertura plana existe uma plataforma de observação, acessível por elevador, algo que era muito moderno para o ano de 1900. Witte Huis tem onze andares, três dos quais sob cobertura inclinada. Na fachada de pedra azul do rés-do-chão e do primeiro andar, existem várias decorações, como azulejos, colunas e desenhos florais.
Quando entra no edifício, na entrada principal do lado esquerdo, você encontra uma faixa de azulejos com desenhos florais. Do segundo ao sétimo andar, a fachada da Casa Branca é revestida com azulejos brancos vitrificados. Nos arcos que coroam as janelas, encontram-se mosaicos Art Nouveau, com o nome de Het Witte Huis gravado nas fachadas leste.
O prédio de escritórios é construído em ferro, tijolo e cimento. Não foi utilizado nenhum tipo de concreto e na altura o uso da madeira não era permitido por razões de segurança. Após o bombardeamento da Segunda Guerra Mundial, a Casa Branca, embora danificada, ainda estava de pé e eram muito visíveis os inúmeros impactos de balas nas fachadas, que logo foram ocultados durante a restauração em 1990.
Visita à Witte Huis em Roterdã
Infelizmente, a Casa Branca em Roterdã não é aberta ao público. Mas é possível fazer um belo lanche no Grand Café, que fica no rés-do-chão do edifício ou ir ao Cocktail Bar Restaurant Elit. Esse café está localizado em Geldersekade 1C, está aberto de terças a quintas das 12h00 à 1h00, sextas das 12h00 às 4h00 e aos sábados das 15h00 à 00h00 e aos domingos e segundas está encerrado.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre a Witte Huis em Roterdã uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Roterdã e Europa
Poder usar seu celular em Roterdã, na Holanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos, economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS ao alugar um carro, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar e, claro, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Holanda nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre a Witte Huis em Roterdã quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Roterdã
Agora que você já viu tudo sobre a Witte Huis em Roterdã, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Roterdã é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roterdã, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roterdã.
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, clique aqui em Site de Ingressos da Europa para ver todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis de Roterdã:
O que fazer em Roterdã: Principais atrações, passeios e lugares de Roterdã.
Onde comprar passagens de trem na Holanda: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.
O que fazer à noite em Roterdã: Dicas do que fazer à noite na cidade.